top of page
Foto do escritorMarisa Melo

Dani Xavier: A Natureza como Essência e a Pintura como Linguagem Viva

Atualizado: há 7 dias


Flores II - 29,7 x 42 cm acrílica sobre papel

Dani Xavier, em sua jornada artística, desafia a ideia de que a pintura está à margem das inovações contemporâneas. Em um mundo onde as tecnologias digitais são frequentemente vistas como a vanguarda da expressão visual, Dani reafirma a força da pintura tradicional, mantendo o espírito da técnica e do gesto artístico, enquanto resgata a essência das raízes da arte em um cenário cada vez mais distante de suas origens.


Ao observar o trabalho de Dani Xavier pela primeira vez, é como adentrar o universo do Impressionismo. Seus trabalhos encantam logo ao primeiro olhar, mas não é apenas o tema que cativa, é a maneira com que a artista, autodidata e nascida na cidade de Presidente Olegário, interior de Minas Gerais, imprime em suas obras, uma fusão de sensibilidade artística e espiritualidade. Hoje, residente em Conceição das Alagoas, MG, Dani também exerce a profissão de Oficial de Justiça no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, tecendo uma história que vai além dos códigos legais.


Desde criança, ela se encanta pelas cores e pelo ato de colorir. Seus primeiros traços artísticos, feitos em panos de prato, sinalizavam uma inquietação criativa que se expandiria ao longo de sua jornada. Em 2014, decidiu formalizar seu interesse pela pintura, participando de algumas aulas que a introduziram ao fascinante universo da mistura de tintas a óleo. Apenas três aulas foram suficientes para despertar uma chama que, por algum tempo, esperava para se manifestar em toda a sua intensidade.




Flores - 29,7 x 42 cm acrílica sobre papel



O trabalho de Dani reflete sua conexão com a natureza, que se torna a alma de sua criação. Sua inspiração surge na estilização de flores, jardins e paisagens bucólicas, traduzindo a beleza vibrante e as cores que o mundo natural oferece. A natureza serve como pano de fundo onde ela expressa sua visão do mundo. Suas obras são construções delicadas e fluidas, nas quais, ao abrir mão da precisão dos contornos nítidos, Dani cria imagens que emergem de maneira orgânica. Como se o próprio tempo tivesse o poder de dissolver as formas, transformando-as em sombras e cores. As pinceladas curtas e despretensiosas conferem movimento às cenas, fazendo com que cada quadro vá além de uma imagem estática, ganhando dinâmica e energia na composição.


O que torna o trabalho de Dani Xavier excepcional não é apenas o domínio de sua técnica, mas sua habilidade de criar atmosferas plenas de lirismo. Sua arte prova que a pintura segue viva e vibrante, reinventando-se ao mesmo tempo em que preserva os fundamentos que a sustentam.





É Tempo de Luz acrilica no papel 29,7 x 42cm 2024




Um Lugar na montanha, 29,7 x 42 cm acrílica sobre papel

A Mulher e seu Chapéu - Florido Tinta acrílica e giz pastel oleoso sobre papel 29,7 cm por 42 cm

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


ARTCURATOR
MENTOR
   
EXIBITHION

bottom of page