top of page
Foto do escritorMarisa Melo

RAIZES ENTRELAÇADAS: A Reflexão de Andrea Mariano que Conquista Bruxelas

Atualizado: 25 de nov.


Andrea Mariano



Andrea Mariano, artista paraibana, construiu uma trajetória marcada pela diversidade de experiências e pela arte. Sua formação acadêmica abrange áreas diversas: Direito, Marketing, Enfermagem e Administração Hospitalar. Além disso, ela ocupa uma cadeira na Academia de Letras de Princesa, reafirmando seu compromisso com a cultura e a intelectualidade. No entanto, é na pintura que ela encontra a sua verdadeira vocação,.



Eeconhecida por sua sensibilidade com questões sociais e culturais, ela integra o coletivo da UP Time Art Gallery e apresenta sua obra no Salon International d'Art Contemporain, em Bruxelas. Conectada às suas raízes na Paraíba, Andrea mantém viva a essência de sua terra natal em suas exposições. Um exemplo marcante dessa é o uso de um chapéu de couro, tradicional da cultura nordestina, que ela faz questão de incorporar em suas apresentações. fortalecendo o vínculo entre sua arte e a herança cultural que a inspira.



A cada nova obra, Andrea reafirma seu compromisso com causas sociais, utilizando a arte como ferramenta de conscientização. Um exemplo marcante foi sua exposição em Barcelona, ela apresentou obras do acervo "Olhares: Reflexão sobre a Guerra na Ucrânia" , uma provocação visual que explorou o silenciamento das mulheres em tempos de conflito. Seus temas dialogam com questões globais, ao mesmo tempo em que preservam as raízes da cultura paraibana.



Este engajamento com as questões sociais e culturais seguem em sua mais recente obra, que, faz uma conexão entre duas culturas entrelaçadas pela resistência e luta por identidade, Para essa exposição, a artista propõe a união de duas mulheres, uma negra, cujas raízes são marcadas pela escravidão, e uma indígena, com sua cultura devastada pela colonização. Elas representam a força e resiliência de identidades que continuam a resistir.



Andrea expõe as feridas deixadas pela colonização e pela escravidão, ao mesmo tempo em que celebra a continuidade das tradições que essas culturas perpetuam. A obra é apresentada como um tributo à resistência, onde suas lutas não se limitaram ao passado, se projetaram como elementos fundamentais para a construção de um futuro mais justo. Esse encontro ressignifica a luta pela preservação da identidade em um mundo globalizado que muitas vezes tenta homogeneizar as diferenças.


"Meu desejo é seguir denunciando as injustiças que encontro ao meu redor, utilizando a arte como um meio de reflexão. Quero dar voz àqueles que, por tanto tempo, foram silenciados, e destacar a luta constante por dignidade e respeito. A arte tem o poder de provocar, de incomodar, e é com ela que busco contribuir para a construção de um mundo mais consciente e inclusivo. Através das minhas pinturas, busco trazer à tona as realidades que muitas vezes são ignoradas. Cada quadro que pinto é uma afirmação do que deve ser lembrado e daquilo que ainda precisamos mudar." (Andréa Mariano)


Ao propiciar este diálogo, Andrea mais uma vez se destaca, surpreendendo com a relevância e atualidade de um tema tão atual. Nos últimos anos, suas obras têm se consolidado como uma contribuição substancial para o debate contemporâneo, abordando questões urgentes, eafirmando o papel fundamental da arte na construção de uma sociedade mais inclusiva e plural, incitando o público a refletir sobre o modo como podemos moldar o presente e, assim, inspirar um futuro mais justo e consciente.







Raízes Entrelaçadas_2024 - Acrílica sobre tela - 60x80 cm







ÍndiaYkamiabas_2024 Acrílica sobre tela 70x90 cm




Saiba mais:

Instagram: @andreamarianoarte




Serviço:


  • Evento: Exposição Salon International D'art

  • Galeria: UP Time Art Gallery

  • Curadoria: Marisa Melo

  • Obra em destaque: Raízes Entrelaçadas

  • Local: Bruxelas, Bélgica

  • Datas: 22 a 24 de novembro de 2024



 

 



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


ARTCURATOR
MENTOR
   
EXIBITHION

bottom of page